terça-feira, 30 de agosto de 2011

DIAGNOSTICO RH/GESTÃO DE PESSOAS


que é e como fazer
O diagnóstico é o resultado da análise de problemas como citado anteriormente. Se você,
ao analisar, percebeu que o problema é a falta de treinamento, então você deverá elaborar
um "pacote" de treinamento para sanar a deficiência.

Fique de olho
Treinamento não deve ser confundido com uma simples realização de cursos e proporcionar
informação. Significa atingir o nível de desempenho almejado por meio de desenvolvimento
e controle contínuos.

exemplo
O Sr. Silva realizou uma análise no atendimento de seus vendedores e percebeu

que seus clientes estavam sendo mal atendidos. Com essa análise ele verificou um

problema, uma deficiência, então ele elaborou uma ação, que seria um treinamento

de como atender os clientes. Veja no fluxo abaixo como ele trabalhou esse diagnóstico

(resultado da análise).

O Sr. Silva, ao analisar o atendimento, detectou um problema (1), que o levou a um

diagnóstico de necessidade – melhorar o atendimento – (1-A), que resultou na elaboração

de um plano de ação (2), para o qual ele criou um plano de treinamento

(2-A). Após aplicar o plano (3), ele confere o aprendizado (3-A) e acompanha a situação,

verificando se houve a melhora (4 e 4-A).


Exemplo

 
PDCA nas empresas

Quando falamos de uma empresa organizada, temos uma empresa com processos claramente definidos e seguidos.

O mundo muda constantemente, e as empresas devem mudar também para se manterem atualizadas e em sincronia com os momentos socioeconômicos em que estão inseridos. O conceito de mudar ou ajustar a empresa nada mais é do que mudar ou ajustar os processos, ou seja, ter os processos plenamente compatíveis com as necessidades do momento.

“Mudar ou ajustar processos” é também um processo; isso mesmo, mais um processo! Este processo de ajuste, ou aprimoramento contínuo é também conhecido pelos administradores como PDCA (note que esta técnica é aplicável mesmo sem existir a informatização), que significa:

*      [P] Planejar
(originalmente em inglês: Plan)
Estabelecer a missão, visão, objetivos, metas, procedimentos e processos necessários para atingir os objetivos desejados
*      [D] Desenvolver
(originalmente em inglês: Do)
Desenvolver os processos
*      [C] Conferir
(originalmente em inglês: Check)
Verificar se os resultados são os planejados
*      [A] Agir
(originalmente em inglês: Act)
Agir de acordo com o verificado determinando a necessidades de novos planejamentos


 


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domingo, 7 de agosto de 2011

2º SEMESTRE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DO TRABALHO

O CONTROLE EMOCIONAL É FUNDAMENTAL PARA SE TER UMA VIDA PROFISSIONAL BEM SUCEDIDA E UM RELACIONAMENTO PESSOAL EQUILIBRADO E FELIZ. OS SENTIMENTOS ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADOS AOS, PENSAMENTOS PORTANTO CONTROLAR O QUE SE PENSA, AJUDA A DIRECIONAR CORRETAMENTE AS EMOÇÕES.

Psicologia organizacional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Psicologia Organizacional, inicialmente denominada como Psicologia Industrial, estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos (ou gestão de pessoas).
23,6% dos psicólogos trabalham na área organizacional, o que a torna a segunda maior área da psicologia. [1]
A psicologia está ligada a empresas atualmente, seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho.
Tradicionalmente, as principais áreas da psicologia organizacional são: recrutamento, seleção de pessoal, treinamento e diagnóstico organizacional.
Algumas das principais atividades do psicólogo organizacional:
  • Analisar cargos e salários;
  • Realizar seleção e recrutamento de novos funcionários;
  • Aplicação de testes psicológicos (atividade exclusiva para psicólogo);
  • Realizar pesquisa sobre os sentimentos e emoções dos funcionários;
  • Organizar o treinamento de habilidades dos profissionais;
  • Organizar um clima organizacional mais eficaz;
  • Resolver situações de conflitos entre funcionários;
  • Projetar sistema de avaliação de desempenho;
  • Avaliar a eficácia de uma prática específica.
O psicólogo organizacional deve buscar alcançar níveis de excelência de qualidade por toda a organização.