quarta-feira, 21 de março de 2012

BRAINSTORM


Desenvolvimento de produto: Brainstorming – O conceito na prática

Voltando à nossa série sobre desenvolvimento de produtos, vou mostrar um exemplo de aplicação de uma técnica de geração de ideias, o famoso Brainstorming.
Brainstorming
Brainstorming
Um caso prático em que usei o Brainstorming foi o projeto de uma porta adaptada para deficientes físicos, na matéria Projetos de Sistemas Mecatrônicos.
Como definimos um objetivo para o brainstormingAntes de começar a gerar ideias freneticamente (princípio básico do Brainstorming), pesquisamos uma tabela do IBGE e vimos que as deficiências com maior ocorrência eram deficiência visual e deficiência motora. Isso ocorria principalmente em idosos.
Depois do público-alvo definido, nos colocamos no lugar do cliente e cada um mostrou seu ponto de vista sobre o projeto.
Com o entendimento da necessidade do cliente, chegamos à conclusão de que os maiores problemas das portas convencionais eram: colocar a chave na fechadura e girá-la, necessitando de visão e força respectivamente.
Portanto, resolver esses problemas foi o foco do nosso projeto.
Lições básicas sobre Brainstorming
  • Gere inicialmente o maior número possível de ideias: Linus Pauling já dizia “A melhor forma de ter uma boa ideia é ter várias ideias.”. No total geramos mais de 100 possíveis soluções para o problema e isso facilitou muito o processo de encontrar uma ideia boa no meio delas.
  • No começo não descarte ideias esdrúxulas: Uma das ideias que surgiu foi contratar um porteiro para acompanhar o deficiente, o que é totalmente inviável. Mesmo assim, essa ideia serviu de base para mostrar que uma boa solução seria a porta ser destravada à distância, sem necessidade de colocar a chave na fechadura.
  • Concentre seu esforço nas melhores ideias: Depois que percebemos que o acionamento à distância tinha um grande valor, focamos nesse ponto. A necessidade de um motor para abertura automática foi descartada logo que começamos a cruzar as ideias com o foco do projeto. Isso nos poupou um bom tempo de análise.
  • Mantenha o controle: Por mais que seja estimulada a freneticidade inicial, a equipe precisa saber quando já tem ideias o suficiente e dar prosseguimento ao processo. Essas versões que surgirão no Brainstorming ainda serão refinadas, ideias “suficientemente boas” são o que você precisa por agora.
Resultado final do processo
Controle remoto + sistema de acionamento da fechadura
Controle remoto + sistema de acionamento da fechadura
(Link para o desenho esquemático do sistema aqui.)
Lembrando a frase “Complicar algo é fácil, simplicar as coisas complicadas é onde está a verdadeira criatividade.”, ficamos extremamente felizes com o resultado obtido, já que nossa solução foi disparada a mais simples de todas e com custo de 1/3 das outras.
Para quem quiser se aprofundar um pouco nos conceitos do Brainstorming, recomendamos esse artigo do blog Acelerando a Inovação.


Texto de Milton Machado
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário