domingo, 25 de março de 2012

CONSULTORIA X AUDITORIA


Consultoria
A consultoria visa processar e interpretar informação relacionada com gestão de negócio. Ou seja, as empresas de consultoria têm como objectivo ajudar os clientes a encontrarem soluções rápidas, flexíveis e focadas no que diz respeito à competitividade entre as empresas. Desta forma, maximizam resultados - integrando estratégia com operações, implementando programas adequados de reduções de custos, desenvolvendo sistemas abrangentes e processos flexíveis para fornecer melhores soluções de gestão financeira.

A consultoria pode ser externa ou interna, sendo a primeira praticada por outras empresas especializadas e a segunda por funcionários da própria.

Auditoria
A auditoria visa fazer o estudo e avaliações diárias das transacções, procedimentos, operações e rotinas com impacto nas demonstrações financeiras. Ou seja, analisa a eficácia das políticas e práticas estabelecidas, pressupondo uma elevada ética e independência.

Quando as empresas apostam num negócio, cabe ao auditores avaliarem se é um bom negócio ou não. Neste sentido, ajudam a eliminar desperdícios, a simplificar tarefas e a reduzir os custos. Tal como as consultorias, as auditorias podem ser internas ou externas. As internas são realizadas por funcionários dentro da própria empresa, o que permite um maior controlo e percepção da realidade da empresa. As auditorias externas são realizadas por empresas especializadas que fazem a análise da empresa cliente.

Em suma
Existem poucas diferenças entre Auditoria e Consultoria, uma vez que ambas preocupam-se com a melhor forma de gerir uma determinada empresa. No entanto, a consultoria é uma actividade profissional regulamentada, que visa auxiliar de forma mais geral as empresas ou organizações. Tem o objectivo de melhorar o desempenho da empresa, inclusive dentro das áreas jurídicas e de recursos humanos. A Auditoria exige um maior conhecimento de contabilidade empresarial, dedicando-se a técnicas e conhecimentos organizacionais.

Caros Leitores! Ao visitarem o blog por favor sempre deixar a sua assinatura nas postagens, é muito importante sua identificação assim, a nossa interação será maior e mais gratificante. Todas postagens serão, respondidas ou comentadas, logo abaixo no blog pela administradora. MUITO OBRIGADA PELA VISITA! ESPERO QUE VOCÊS SEMPRE RETORNEM. E-MAIL PARA MSN: gabrielaangelmoura_@hotmail.com Att Gabriela Moura Administradora e autora do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário