quarta-feira, 21 de março de 2012

FLUXOGRAMA


Fluxograma de trabalho

O fluxo do processo, é a forma de demonstrar como é realizado determinado trabalho através de um gráfico. Através dele podemos estabelecer mudanças, pois a partir do detalhamento das diversas ações e fases do processo, poderemos melhor identificar novas formas de trabalho.

O objetivo do fluxograma e sua importância estão no fato de constituir o mais poderoso instrumento para simplificação e racionalização do trabalho, permitindo um estudo acurado dos métodos, processos e rotinas. Assim como o organograma é o instrumento gráfico capital para estudo da estrutura de uma empresa, o fluxograma o é para estudo do seu funcionamento.

Usam-se habitualmente duas modalidades de fluxograma, sendo possível defini-lo de duas maneiras:

1 - Fluxograma é o gráfico em que se representam as unidades de trabalho de um órgão ou empresa, o curso do trabalho através dessas unidades, isto é, a situação de relacionamento entre elas, e as tarefas realizadas por essas unidades.

2 - É o gráfico em que se representa o curso ou caminho percorrido por certo elemento (por exemplo: determinado documento), através das várias unidades da empresa, bem como o tratamento que cada unidade lhe vai dispensando. O fluxograma auxilia o trabalho de organização, quer na fase de levantamento, quer na de planejamento, da seguinte maneira:

a) Permitindo compreender ou estabelecer, com clareza e facilidade as relações por vezes intrincadas e emaranhadas, entre as unidades simples ou complexas de trabalho.

b) Possibilitando identificar, na empresa em estudo, as relações que possam ser eliminadas ou devem ser alteradas.

c) Estabelecendo nos dois casos acima, a identificação das fases de execução, que melhor ficariam situadas noutro ponto do fluxo de trabalho.

d) Permitindo identificar e suprimir os movimentos inúteis de um elemento qualquer (um requerimento, por exemplo).

O fluxograma utiliza um conjunto de símbolos que representam as fases dos processos, ou as pessoas ou setores envolvidos. Por uma questão de simplificação, só representaremos os quatros mais utilizados, sendo eles:

Retângulo - OPERAÇÃO: representação de uma fase ou etapa do processo que registra tanto a etapa quanto o responsável pela sua execução.
Losango - DECISÃO: Representa o ponto onde uma decisão tem que ser tomada.
Registra-se a decisão na forma de pergunta e que a resposta seja: Sim ou Não.
Linha dirigida - SENTIDO DO FLUXO: Representa o sentido e a ordem entre as fases do processo.
Oblongo - LIMITES: Representa o início e o final do processo.

EXEMPLO: Fluxo de um pedido de compra de peça de reposição.


Caros Leitores! Ao visitarem o blog por favor sempre deixar a sua assinatura nas postagens, é muito importante sua identificação assim, a nossa interação será maior e mais gratificante. Todas postagens serão, respondidas ou comentadas, logo abaixo no blog pela administradora. MUITO OBRIGADA PELA VISITA! ESPERO QUE VOCÊS SEMPRE RETORNEM. E-MAIL PARA MSN: gabrielaangelmoura_@hotmail.com Att Gabriela Moura Administradora e autora do blog.

Um comentário: